SIGA-NOS
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube
  • Flic
  • Linkedin
  • Slide share

Notícias

Nota de esclarecimento


Caro cliente,
 
Porque prezamos o nosso bom relacionamento e a imagem institucional da Guiton, enviamos em anexo um relatório e comunicado sobre um incidente ocorrido com equipamento de nossa fabricação no mês de Outubro de 2017. Esclarecemos os principais pontos das causas do incidente no arquivo e também nos colocamos à disposição para possíveis esclarecimento pelo telefone (19) 3421-3541 e pelos e-mails: assistenciatecnica@guiton.com.br ou vendas@guiton.com.br.
 
Informamos também que a Guiton sempre se colocou à disposição para qualquer outro esclarecimento, diante de quaisquer ocorridos, e pedimos a gentileza de nos contatar antes de passar qualquer informação adiante. Nós assumimos a responsabilidade de esclarecer os fatos, de maneira clara e objetiva.
 
Atualmente, temos mais de 3.000 de equipamentos em operação no mercado, com alturas de trabalho que variam de 9 a 26 metros. O número de acidentes ocorridos com nossos equipamentos é ínfimo, quando comparamos com o número total de equipamentos vendidos. Em 20 anos de empresa, nunca houve um óbito causado por qualquer falha de fabricação ou defeito estrutural de nossos equipamentos, porém reconhecemos que acidentes graves aconteceram com equipamentos fabricados por nós que não receberam manutenção correta, ou que receberam manutenção de uma empresa desqualificada, além de não terem realizado todos os testes e ensaios na periodicidade exigida pela norma NR 12, Anexo XII, da ABNT. Em outros casos, é feito pelo usuário uma alteração de projeto, isto é, uma alteração estrutural que acrescenta ou retira partes do equipamento ou que, ainda, altere a função de determinada peça em não conformidade ao indicado pelo fabricante. 
 
Esse foi o caso do incidente a que nos referimos: o usuário acrescentou um cesto, totalizando em dois cestos no braço, em um equipamento que foi fabricado com as especificações para apenas um cesto. Cada cesto tem carga máxima de 136 kg.
O acréscimo de um cesto sobrecarregou o equipamento em mais de 136 kg do que o máximo projetado, o que levou à fadiga do equipamento e resultou num acidente que poderia ser fatal. O equipamento em questão foi fabricado em 2010 e não temos informações de quando a alteração proibida foi realizada, porém imaginamos, pela gravidade do ocorrido, que tenha sido feita há alguns anos. Isso se traduz em muitas horas de trabalho, em quase 7 anos, sem qualquer manutenção e, ainda, a alteração não autorizada pelo fabricante, que, no caso, somos nós. 
 
Pedimos também o reconhecimento de que mesmo com a sobrecarga, o braço cedeu depois de algum tempo de uso indevido, o que revela a grande resistência de nossos equipamentos. É fato, porém, que mesmo produzindo equipamentos de qualidade, não eximimos os usuários e proprietários de realizarem a manutenção correta e os ensaios exigidos pela NR 12, Anexo XII. 
 
Realizar a manutenção correta e manter o equipamento conforme a indicação do fabricante é imprescindível para evitar riscos de acidentes em que podem ocorrer perdas patrimoniais e humanas, em pior caso. Nossos clientes já contam com equipamentos fabricados que seguem os padrões da NR 12 e ainda podem contar com nossa assistência técnica que cobre todo o território nacional. Temos atendimento especializado à disposição de vocês, seja via e-mail (assistenciatecnica@guiton.com.br), telefone (+55 19 3421-3541) ou mesmo presencialmente.
 
Solicitamos sempre que nossos clientes, sem exceção, realizem as manutenções e ensaios preventivos. Que possamos usar os recentes acontecimentos como uma lição do que pode ocorrer ao agir de maneira irresponsável ou desleixada com equipamentos de elevação de pessoas. 
 
A nossa missão sempre foi, e continua sendo, ofertar equipamentos seguros, nacionais e importados, através de uma gestão guiada pela excelência. Reiteramos que estamos a disposição para eventuais dúvidas pelo telefone e por e-mail. Caso seja seu desejo, você pode também acessar nosso site: www.guiton.com.br 
 
Contamos com a sua compreensão e desejamos uma ótima semana. 
 
Atenciosamente, 
 
Marcos Chiarinelli
CEO da Guiton
Guiton - Todos os direitos reservados - 2015
Desenvolvimento | Visualy Publicidade