Nós, aqui no blog, sempre reiteramos a importância da manutenção preventiva. Mas esse não é o único cuidado que você deve tomar em relação à sua cesta aérea. Existe um risco tremendo num detalhe que para muitos é insignificante, porém pode custar vidas e meio prejuízo financeiro.
Em primeiro lugar, você deve sempre obedecer o período de manutenção preventiva que o fabricante especifica no manual do equipamento. E, ainda, levar sempre a uma oficina credenciada e autorizada a fazer a manutenção – afinal, oficinas sem experiência ou “mais baratas” podem fazer adaptações ilegais e render grandes multas, caso não respeitem a NR 12. Mais sobre as normas, leia essa matéria.
Agora, se você tem um equipamento ISOLADO e segue em trânsito com ele por aí sem a capa do cesto, CUIDADO! Você corre o risco de sofrer um prejuízo enorme! Sabe por quê? Transitar sem cobrir o cesto com a capa própria e corretamente faz com que o cesto perca o liner, isto é, o isolamento. Desta forma, ele se torna menos seguro, precisará de manutenção muito mais rápido e pode arriscar a vida do operador.