Plataformas aéreas exigem manutenção de rotina, também chamadas de preventivas, periodicamente. Muitas vezes, são serviços simples como troca de óleo, aperto de parafusos, ajustes em peças e componentes.
O problema está em enxergar essa manutenção como supérflua ou desnecessária. Por conta disso, o equipamento sofre desgaste maior e pode, inclusive, quebrar e causar acidentes.
Sim, um simples parafuso sem apertar pode causar um prejuízo enorme!
ADAPTAÇÕES IRREGULARES
Plataformas aéreas são equipamentos robustos e que devem oferecer segurança ao operador. Desta forma, toda e qualquer adaptação deve ser feita pelo fabricante ou por uma oficina autorizada. Se você acha que vai economizar fazendo uma “pequena” adaptação irregular, engana-se! Você pode sofrer perdas patrimoniais e humanas. Acidentes com equipamentos aéreos são incomuns, porém quando acontecem, a maioria é por falta de manutenção ou pela famosa “gambiarra”. Ao “economizar” centenas de reais, num acidente, você pode ter que desembolsar um equipamento inteiro novo. E o mais grave é que estará arriscando vidas!
APERTE O PARAFUSO
Tão importante quanto atentar-se às manutenções periódicas previstas na norma da ABNT (NR 12, Anexo XII) é realizar o aperto dos parafusos em seu equipamento dentro do prazo determinado. São inúmeros os problemas que um parafuso solto pode causar, como: lançamento de objetos, o cesto pode se soltar e cair, o comando pode sair do lugar, vazamento de óleo, sapatas estabilizadoras podem se romper e etc. Falamos sobre como fazer esse tipo de manutenção aqui.
NÃO USAR A LANÇA COMO APOIO
As lanças dos equipamentos aéreos suportam o peso especificado pelo fabricante. Por isso, não use a lança como apoio para materiais e outros equipamentos! Pode ser que não haja o rompimento naquele momento, mas o sistema todo pode ser comprometido, o equipamento pode tombar e causar perdas humanas.
Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter no site http://www.guiton.com.br. Nós vemos na próxima!