Você sabe como fazer um ensaio de estabilidade com seu cesto aéreo? Continue lendo nosso artigo e aprenda com a gente em passos simples e rápidos.
Os cestos aéreos possuem sistemas de estabilização primordiais para o trabalho em alturas. Conforme a norma NBR 16.092 (página 08 – Cap. 4.5), se existirem sapatas estabilizadoras, ou outro componente de estabilização utilizado como parte da configuração dos cestos aéreos, estes devem ser utilizados de acordo com as orientações do fabricante, para determinar se a unidade móvel atende aos requisitos de estabilidade.
As plataformas da Guiton, que são montadas em caminhão, possuem sapatas estabilizadoras que utilizam o próprio caminhão como parte do sistema de estabilização, garantindo maior segurança ao operador. A seguir, explicamos como realizar o ensaio de estabilidade antes de iniciar o trabalho em altura em cestos aéreos montados em caminhão.
ESTABILIDADE DE CESTOS AÉREOS EM SUPERFÍCIES PLANAS
A carga para qual a cesta aérea está qualificada, acrescida de 50% da carga total, deve ser aplicado no centro da caçamba e os braços devem ser posicionados na configuração de máximo tombamento. A cesta aérea deve ser submetida a todas as posições, no raio de 360° (graus), nas quais a carga puder ser colocada, estando o veículo em superfície plana e firme.
ESTABILIDADE DE CESTOS AÉREOS EM RAMPAS
A carga para qual a cesta aérea está qualificada, acrescida de 33% da carga total, deve ser aplicado no centro da caçamba e os braços devem ser posicionados na configuração de máximo tombamento. A cesta aérea deve ser submetida em todas as posições, no raio de 360° (graus), nas quais a carga puder ser colocada, estando o veículo em uma rampa de 5° (graus) na direção de menor estabilidade.
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA DE VALAS E BARRANCOS
Durante o acionamento dos estabilizadores, manter sempre uma distância de segurança suficiente de valas e barrancos. Essa distância depende do tipo de vala ou barranco (escorado ou não) e do tipo de terreno (É aconselhável consultar sempre o responsável pelo canteiro ou um Engenheiro Civil especializado em matéria de consistência do terreno). Com caráter meramente indicativo, apresentamos o seguinte esquema:
É imprescindível certificar-se se a cesta aérea está estabilizada corretamente; é preciso também prestar atenção ao vento, aos deslocamentos do braço e a qualquer outra ocorrência, principalmente àquelas que poderiam ser imperceptíveis a um olhar menos atento. Outra informação importante é que, durante o ensaio, o levantamento de um pneu ou estabilizador do lado oposto não indica necessariamente uma condição de instabilidade. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu fabricante para mais informações.
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