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DESTAQUE NO RIO: Guiton fornece equipamentos para a Comlurb

A Guiton – Equipamentos Hidráulicos forneceu em agosto de 2019 para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) equipamentos para a realização de podas de árvores e manutenção urbana.

Foram 15 equipamentos no total, sendo quatro deles máquinas articuladas telescópicas não isoladas que podem atingir uma altura de 13 metros. Os outros onze equipamentos fornecidos chegam a uma altura de 24 metros e foram fabricados na Itália e montados no Brasil, graças à parceria Guiton CTE Lift,

O próprio prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou da demonstração dos equipamentos. Confira o vídeo abaixo:

Nós agradecemos a confiança em nossa marca e esperamos continuar com esta parceria! Obrigado, Rio!

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MANUTENÇÃO DE UNIÕES E TUBOS FLEXÍVEIS OU RÍGIDOS #cestasaereas #plataformasaereas

Durante a manutenção convencional, é necessário controlar todas as uniões e as várias conexões hidráulicas da máquina com o objetivo de identificar eventuais anomalias.

No que se refere às uniões em geral, o controle é efetuado mediante a verificação da ausência de vazamentos   de   óleo   e   a   eventual   verificação   da regularidade do aperto (se na união estiver presente uma vedação com guarnição, caso seja necessário, efetuar a sua substituição).

No que se refere aos tubos flexíveis, verificar a conjunção do tubo/união e o estado geral do tubo flexível (não deve apresentar sinais de envelhecimento precoce, trincas, inchaços ou abrasões que possam prejudicar a vedação).

Para a substituição eventual de uma tubulação, seguir as seguintes indicações:

  • Desligar o motor do veículo;
  • Manobrar mais vezes as alavancas dos comandos (com motor parado) com o objetivo de eliminar a pressão nos circuitos;
  • Se a tubulação estiver abaixo do reservatório, pode ocorrer um fenômeno de refluxo dos filtros de descarga; por isso, se for necessário, desconectar as tubulações conectadas aos filtros de retorno;
  • Para substituir uma tubulação de sucção do reservatório, é necessário bloquear a saída de óleo do reservatório;
  • Proceder sempre com cuidado durante a remoção do material que deve ser substituído;
  • Utilizar sempre tubulações e peças de reposição originais.
  • Após a substituição, eliminar completamente ar dentro do sistema com diversas manobras dos vários macacos no fim de curso.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter no site http://www.guiton.com.br. Nós vemos na próxima!

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CUIDADOS COM A CESTA AÉREA DURANTE TRABALHOS EM ALTURA

Manter o nível de segurança adequado no trabalho é imprescindível para evitar graves danos a si mesmo e a terceiros. É indispensável ler atentamente o manual do fabricante e todos os materiais que fornecem aos usuários as instruções fundamentais sobre as operações e manutenção, tanto a periódica quanto a preventiva. O operador deverá ser obrigatoriamente instruído para o uso da máquina, conhecer as capacidades de elevação e os limites de uso, as normas de segurança e observá-las rigorosamente.

Neste artigo, iremos falar dos principais cuidados que um operador deve tomar durante o trabalho em alturas com uma cesta ou plataforma aérea.

ANTES DE INICIAR: ATENÇÃO AOS DETALHES
Antes de qualquer trabalho, avalie bem todas as condições da área, do solo, dos volumes presentes, das condições de iluminação, da presença de ruídos, e da preparação do pessoal designado para o uso da máquina. Atenção redobrada às sobrecargas provenientes de cima ou provocadas pelo contato com estruturas externas!

TENHA CERTEZA DE POSSUIR TREINAMENTO ADEQUADO
Uma vez que o operador da cesta aérea é a parte da máquina que raciocina, a sua responsabilidade não é diminuída pelo acréscimo de sistemas de segurança. Deve ser rigorosamente evitado todo excesso de confiança que reduza a concentração e a atenção durante o uso do equipamento. Os sistemas de segurança servem para auxiliar e proteger, não para dirigir as operações. Pois, os sistemas de segurança, sejam mecânicos, elétricos, eletrônicos, ou uma combinação entre eles, estão sujeitos a avarias e usos impróprios.

Desta forma, o operador é a única pessoa responsável pela sua própria segurança e das pessoas que se encontram aos arredores. Ele deve agir como profissional, seguindo fielmente todas as normas de segurança. Entretanto, todos aqueles que trabalham com o equipamento devem conhecer os riscos ligados ao funcionamento da cesta aérea e devem ser, portanto, adequadamente instruídos.

DURANTE PAUSAS OU SUSPENSÕES DE TRABALHO
Nunca abandone a máquina sem vigilância, sem antes ter desligado o motor, bloqueado o quadro de comandos ao nível do solo e fechado novamente o compartimento da cabine do veículo. É recomendável, no caso de pausas ou suspensões de trabalho, colocar novamente ao nível do solo (na posição de transporte) a cesta aérea.

MANUTENÇÃO ADEQUADA DOS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
É fundamental considerar que os dispositivos de segurança também estão sujeitos a desgaste e que, para os mesmos, deverão ser sempre verificadas as condições de limpeza, lubrificação e integridade do componente. Em condições normais de utilização, o ciclo de limpeza e lubrificação pode ter uma periodicidade mensal. Essa periodicidade deverá ser reduzida na presença de situações de uso ou ambiental mais severa do que o normal. Salientamos a importância deste cuidado principalmente nas situações de:

Retomada do trabalho da máquina após longos períodos de inatividade.
Temperaturas ambientais muito elevadas ou muito rígidas com consequente rápida degradação dos lubrificantes ou excessivo endurecimento dos mesmos.
Acúmulos de materiais nos deslizamentos com atrito provocados por trabalhos de jateamento, areia e pintura; esse acúmulo mistura-se com a graxa, que deixa de ser lubrificante e passa a ser abrasiva, danificando rapidamente os componentes até bloquear os deslizamentos.
A responsabilidade de identificar, de acordo com o tipo de utilização, os tempos e as modalidades das intervenções de controle e manutenção, indispensáveis para a conservação e para o perfeito funcionamento dos dispositivos de segurança e da máquina no seu complexo é inteiramente do operador ou usuário.

VERIFICAÇÃO DOS COMANDOS
Verificar a regularidade do funcionamento de todos os comandos (hidráulicos e elétricos), o retorno correto à posição neutra das alavancas, a abordagem progressiva das manobras e as respectivas velocidades de operação. Ao ser percebido funcionamento diferente do padrão, procurar imediatamente uma oficina de assistência técnica autorizada.

A desconsideração, mesmo de somente uma das normas de segurança, pode causar incidentes a pessoas, objetos ou à máquina. Por isso, preste muita atenção a estes cuidados e evite perdas humanas e patrimoniais!

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COMO REALIZAR O ENSAIO DE ESTABILIDADE DE UM CESTO AÉREO MONTADO EM CAMINHÃO

Você sabe como fazer um ensaio de estabilidade com seu cesto aéreo? Continue lendo nosso artigo e aprenda com a gente em passos simples e rápidos.

Os cestos aéreos possuem sistemas de estabilização primordiais para o trabalho em alturas. Conforme a norma NBR 16.092 (página 08 – Cap. 4.5), se existirem sapatas estabilizadoras, ou outro componente de estabilização utilizado como parte da configuração dos cestos aéreos, estes devem ser utilizados de acordo com as orientações do fabricante, para determinar se a unidade móvel atende aos requisitos de estabilidade.

As plataformas da Guiton, que são montadas em caminhão, possuem sapatas estabilizadoras que utilizam o próprio caminhão como parte do sistema de estabilização, garantindo maior segurança ao operador. A seguir, explicamos como realizar o ensaio de estabilidade antes de iniciar o trabalho em altura em cestos aéreos montados em caminhão.

ESTABILIDADE DE CESTOS AÉREOS EM SUPERFÍCIES PLANAS
A carga para qual a cesta aérea está qualificada, acrescida de 50% da carga total, deve ser aplicado no centro da caçamba e os braços devem ser posicionados na configuração de máximo tombamento. A cesta aérea deve ser submetida a todas as posições, no raio de 360° (graus), nas quais a carga puder ser colocada, estando o veículo em superfície plana e firme.

ESTABILIDADE DE CESTOS AÉREOS EM RAMPAS
A carga para qual a cesta aérea está qualificada, acrescida de 33% da carga total, deve ser aplicado no centro da caçamba e os braços devem ser posicionados na configuração de máximo tombamento. A cesta aérea deve ser submetida em todas as posições, no raio de 360° (graus), nas quais a carga puder ser colocada, estando o veículo em uma rampa de 5° (graus) na direção de menor estabilidade.

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA DE VALAS E BARRANCOS
Durante o acionamento dos estabilizadores, manter sempre uma distância de segurança suficiente de valas e barrancos. Essa distância depende do tipo de vala ou barranco (escorado ou não) e do tipo de terreno (É aconselhável consultar sempre o responsável pelo canteiro ou um Engenheiro Civil especializado em matéria de consistência do terreno). Com caráter meramente indicativo, apresentamos o seguinte esquema:

É imprescindível certificar-se se a cesta aérea está estabilizada corretamente; é preciso também prestar atenção ao vento, aos deslocamentos do braço e a qualquer outra ocorrência, principalmente àquelas que poderiam ser imperceptíveis a um olhar menos atento. Outra informação importante é que, durante o ensaio, o levantamento de um pneu ou estabilizador do lado oposto não indica necessariamente uma condição de instabilidade. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu fabricante para mais informações.

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GT 10,5 PANTOGRÁFICO: melhor do que você imagina

O equipamento GT 10,5 PANTOGRÁFICO da GUITON é ideal para quem busca economia e versatilidade. Com um PBT mínimo de 2,86 toneladas, pode ser instalado em veículos menores e mais leves, como: HR (Hyundai), F4000 (Ford), Hilux (Toyota) e 5140 (Volkswagen).

Está disponível nas versões isolada e não-isolada e pode alcançar uma altura máxima de 10,5 metros. Desta forma, é o equipamento perfeito tanto para podas de árvores quanto manutenção urbana em redes elétricas.

Além disso, é rápido: são 51 segundos para uma subida completa e apenas 43,5 segundos de descida. Aliado ao giro contínuo de 360º, o GT 10,5 PANTOGRÁFICO da Guiton se destaca no mercado como uma das melhores opções para investir.
Quer saber mais? Baixe o catálogo em nosso site: clique aqui.

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PIANOPLAN: saiba mais sobre esta inovação de mercado

Projetado para transportar objetos delicados ou pesados, como pianos, obras de arte, cofres, máquinas de venda automática, fotocopiadoras e geladeiras, por exemplo, subir e descer escadas e rampas, o Pianoplan é uma inovação para o mercado brasileiro.

Importado da Itália, de seu fabricante CTE LIFT, o equipamento traz uma nova tecnologia para o transporte vertical no Brasil, que traz economia e evita esforço/desgaste dos operadores.

O Pianoplan é movido a bateria e seus controles são simples e fáceis de manusear. Pelo seu tamanho e suas esteiras em borracha, o Pianoplan pode realizar manobras em lugares difíceis e garantem que o objeto transportado chegue ao seu destino sem avarias.

O equipamento está disponível nos seguintes modelos:

Standard: a base do Pianoplan não possui movimentação ou inclinação adicional. A base apenas se movimenta para frente e para trás.

Horizontal: além da movimentação básica (para frente e para trás), a base do Pianoplan se movimenta na posição horizontal. Este movimento serve para se estabilizar/contrabalancear o peso do objeto carregado quando estiver subindo ou descendo uma escada, por exemplo.

Vertical: além da movimentação básica (para frente e para trás), a base do Pianoplan se movimenta na posição vertical. Este movimento permite inclinar a base do equipamento na hora de carregar ou descarregar o objeto.

Você pode baixar a nossa brochura em PDF para entender melhor sobre o equipamento:

PIANOPLAN.COM

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GT 13 ATNI: a cesta aérea não isolada que você estava esperando.

A Guiton produziu recentemente o segundo maior lançamento de 2019: a GT 13 ATNI. O equipamento pode alcançar até 13 metros de altura e foi desenhada para que seja articulada e telescópica. O nome ATNI vem justamente desta definição:

Articulada, Telescópica, Não Isolada.

Assim, como a GT 13,5 ATDI, desenvolvimento desta cesta aérea vem para absorver as necessidades do mercado que carecia de um produto com essas especificações.

A cesta aérea não isolada, possui cesto com capacidade máxima de 136 kg e sistemas de segurança que impedem que o veículo se movimente caso as lanças não estejam recolhidas. Com giro infinito e contínuo, a GT 13 ATNI vem com duas sapatas estabilizadoras e chega a pesar 1475 kg.

Recomenda-se instalar em veículos com no mínimo 5 toneladas. Abaixo, você pode conferir o nosso diagrama de montagem. Pedimos a gentileza de nos consultar para montagem em outros veículos.

Confira as características técnicas deste equipamento:

. Altura até a base do cesto: 11.5 metros
. Altura máxima de trabalho: 13 metros
. Alcance máximo horizontal: 8 metros
. Peso do equipamento: 1475 kg
. Giro de 360º contínuo/infinito
. Pressão de trabalho: 175 Bar / 20 LPM / 1000 RPM.
. Entre eixo mínimo: 4,181 metros
. PBT mínimo: 5 toneladas

Baixe o catálogo deste produto!

Esperamos continuar inovando em 2019 e trazer novos equipamentos para você. Se quiser conhecer melhor nossa linha de produtos, clique aqui.

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Poda de árvores adultas com cestas aéreas não isoladas: manutenção urbana com excelência

As cestas aéreas não isoladas são geralmente utilizadas para manutenção urbana, sendo uma das atividades a poda de árvores adultas. Podas adequadas garantem a integridade estrutural e estética das árvores. Neste artigo, vamos falar da importância das podas, do momento correto de podar e também como as cestas aéreas podem contribuir.

POR QUE PODAR?
As árvores devem ser podadas como medidas corretivas ou preventivas. Uma poda incorreta pode alterar o crescimento da árvore e, por isso, deve haver uma razão específica para realizar a poda, como retirada de galhos mortos, melhoria da forma da copa e redução de riscos. Porém, mesmo a manutenção necessária deve acontecer no tempo certo.

QUANDO SE DEVE PODAR?
A retirada de galhos mortos e enfraquecidos pode ocorrer em qualquer época. Porém, a poda preventiva deve ser realizada em determinados períodos. Em países de clima temperado, recomenda-se podar a árvore antes do surto de crescimento na primavera. Observa-se também que a poda deve ser cuidadosa, para que não cause doenças nem estresse às árvores.

COMO AS CESTAS AÉREAS NÃO ISOLADAS PODEM AJUDAR?
Em árvores grandes, altas e de ramificação mais complicada, as cestas aéreas não-isoladas podem ser “uma mão amiga” na hora de podar. A lança resistente e a caixa de ferramenta permite firmeza e segurança ao trabalho do arborista, além de garantir que ele poderá carregar suas ferramentas sem sofrer com o peso delas. A facilidade de alcançar grandes alturas também é outro fator. Para árvores que estão localizadas entre postes de energia elétrica, recomenda-se a escolha de cestas aéreas isoladas, que garantem maior segurança ao operador caso chegue o equipamento chegue a encostar na rede elétrica.

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NOTA: As informações sobre podas de árvores adultas deste texto são um resumo do artigo “A Poda de Árvores Adultas”, uma publicação da Sociedade Internacional de Arboricultura, de 2013. Através da pesquisa, da tecnologia e da educação, a Sociedade Internacional de Arboricultura promove a prática profissional da arboricultura e uma maior consciência mundial sobre os benefícios proporcionados pelas árvores. A publicação teve apoio da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e faz parte de uma série publicada pela sociedade Internacional de Arboricultura que compõe o Programa de Informações ao Consumidor. Você pode acessar o material na íntegra pelo link: Clique aqui.

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Está a procura de uma cesta aérea duplamente isolada e telescópica? Nós temos: GT 13,5 ATDI.


A Guiton produziu recentemente o seu maior lançamento de 2019: a GT 13,5 ATDI. O equipamento pode alcançar até 14 metros de altura e foi desenhada para que seja articulada, telescópica e duplamente isolada. O nome ATDI vem justamente desta definição: Articulada, Telescópica, Duplamente Isolada. O desenvolvimento desta cesta aérea vem para absorver as necessidades do mercado que carecia de um produto com essas especificações.

A cesta aérea duplamente isolada é 46 kV, categoria “C”, possui cesto emfibra de vidro com degrau e capacidade máxima de 136 kg e sistemas de segurança que impedem que o veículo se movimente caso as lanças não estejam recolhidas. Com giro infinito e contínuo, a GT 13,5 ATDI vem com duas sapatas estabilizadoras e chega a pesar 1475 kg.

Recomenda-se instalar em veículos com no mínimo 5 toneladas. Na foto desta matéria, instalamos a cesta aérea numa Ford F4000. Abaixo, você pode conferir o nosso diagrama de montagem. Pedimos a gentileza de nos consultar para montagem em outros veículos.

Esperamos continuar inovando em 2019 e trazer novos equipamentos para você. Se quiser conhecer melhor nossa linha de produtos, clique aqui.

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